Audi Q8 e-tron
Energia Sustentável
A bateria maior passou a ser capaz de carregar a 170 kW, contra os 150 kW das baterias anteriores e que se mantém na bateria de 95 kW. Por isso o tempo de carga da bateria maior é agora de 31 minutos para ir dos 0 aos 80%, a 170 kW. Numa wallbox 11 kW AC, demora 11h30 para uma carga completa. Além disso, as novas baterias têm maior densidade de energia, não ocupando mais volume que anteriormente, devido a um acondicionamento diferente das células e uma nova química para o cátodo, segundo diz a Audi.
Sendo uma marca onde a engenharia ainda tem preponderância, ao contrário de outras, as modificações não se ficaram por aqui, incluindo evoluções na direção, na suspensão (molas pneumáticas e casquilhos) entre outras. Com 4,92 metros, o Q8 e-tron é um SUV de grandes dimensões, exatamente o mesmo comprimento de um BMW iX. A mala leva 529 litros, mas tem um óculo traseiro muito inclinado que limita o transporte de objetos altos. A mala da frente, o “frunk” tem 62 litros, sendo perfeito para os cabos da bateria.
Interior
No habitáculo não foram feitas grandes alterações e isso significa que os gráficos dos ecrãs digitais e do painel de instrumentos começam a ficar datados. Se bem que a sua utilização continua simples e rápida, na maioria das situações. A qualidade dos materiais continua ao nível dos melhores. O desenho do interior é conservador, mas isso pode ser uma vantagem para alguns. O espaço nos lugares da segunda fila é muito bom em comprimento e largura e mesmo a altura quase nada sofre com o tejadilho coupé mas o lugar do meio é estreito. Além disso, o piso não é alto, o que permite às pernas ficarem bem apoiadas no assento, raro em elétricos com bateria sob o piso.