Skoda Octavia 4
Energia Sustentável
Uma bateria de 10,4 kWh para, não apenas arrancar sempre em modo elétrico, como também garantir até 56 km de autonomia 100% elétrica (E-Mode). Com o recarregar da mesma a poder ser feito em tomadas AC com potências de carga até 3,6 kW, podendo, depois, demorar entre 3,5 e 5 horas para repor a totalidade da capacidade.
Olhando apenas para os números da variante híbrida plug-in da Skoda Octavia Break estes são prometedores. O 1.4 TSi de 150 cv surge associado a um motor elétrico de 85 kW (116 cv) oferecendo uma potência máxima combinada de 204 cv.
Isto traduz-se num tempo dos 0 aos 100 km/h de 7,7s e uma velocidade máxima de 220 km/h.
Sempre que temos as baterias carregadas, em modo elétrico (o modo por defeito quando ligamos o carro), caso haja carga suficiente, temos perto de 45 km de autonomia reais sem termos de fazer concessões ao ritmo, e em modo híbrido é fácil alcançar médias de 2,4 l /100 km.
Interior
Entrando no habitáculo, as mesmas linhas hoje em dia mais limpas e, ao mesmo tempo, mais sofisticadas, acrescidas do toque tecnológico transmitido pelo quase desaparecimento dos botões físicos – resta apenas um “teclado” na consola central -, substituídos pelos hoje em dia muito na voga comandos hepáticos. Presentes no novo volante multifunções de dois raios, ótima pega, mas também de design algo… invulgar, a partir do qual passa a ser possível operar um total de 14 funções distintas.