Ford Focus
Energia Sustentável
Numa altura em que as emissões ganham cada vez maior peso no mercado, a escolha, natural, por uma solução híbrida: o
1.0 EcoBoost mHEV
de 155 cv e 170 Nm de binário. Tricilíndrico que, graças ao apoio de um sistema elétrico de 48V, consegue anunciar emissões de 122 g/km e que permitem a este Focus exibir a etiqueta Euro 6.
Num mercado em que a tecnologia ganha preponderância todos os dias, o Ford Focus acaba por, quiçá também por questões de preço, oferecer, de série e mesmo nesta versão mais equipada ST-Line X, o indispensável. A começar nas luzes diurnas em LED e nos faróis automáticos – os de nevoeiro dianteiros, com luzes de canto -, para passar, já no interior, para um bem conseguido painel de instrumentos 100% digital, embora e também, para um, hoje em dia, já pequeno ecrã táctil TFT de 8″, ou ainda, um já pouco vulgar head-up display, de lâmina em plástico. E que, pela sua grossura, interfere na visão.
Passando aos dispositivos de Segurança Activa e Passiva, a presença dos não menos vulgares ABS e ESP, um limitador de velocidade inteligente, assistência à pré-colisão (com assistência à travagem e deteção de peões e ciclistas), travagem pós-colisão, assistente ao arranque em subidas, sistema de deteção de e deflação dos pneus, e assistência à manutenção de faixa.
Interior
O design e a tecnologia são unidas numa só: um generoso arco envolve o painel de instrumentos com pronunciadas linhas horizontais tão arredondadas quanto as esculturais molduras das portas. Integra harmoniosamente o capô acima do Audi virtual cockpit, cujo elegante ecrã fica visualmente livre no espaço, bem como os displays dos espelhos retrovisores virtuais opcionais. O sistema de navegação faz inteligentes sugestões de destino com base nas rotas anteriores. Assim, cada compromisso torna-se um sucesso.