Volvo V90 Recharge
Energia Sustentável
O V90 T6 Recharge. Trata-se uma nova motorização híbrida plug-in com 340 cv com tração integral e uma transmissão automática de oito velocidades, que funciona como alternativa à já existente T8 de 392 cv. Em modo elétrico, esta nova carrinha “eletrificada” permite percorrer até 54 km (WLTP). Anuncia uma média de consumos combinados entre 1,7 e 2,4 l/100 km e de emissões de CO2 de 38-55 g/km.
Inegavelmente sedutora, a Volvo V90 impõe-se e marca estatuto. Aqui estamos perante a versão T6, o que significa que para além do
motor 2.0 l a gasolina
, temos uma
unidade elétrica com uma bateria de 11,6 kWh
capaz, segundo a marca, de percorrer até 55 km em modo 100% elétrico. O resultado dá uma
potência combinada de 340 cv
e consumos reduzidos sempre que, e apenas se… tivermos bateria. Não usufruindo frequentemente do motor elétrico, por exemplo por falta de carga na bateria, os consumos da V90 sobem para próximo dos 9 l/100 km.
Da mesma forma e com a bateria totalmente carregada, o que pode ser feito em apenas quatro horas numa tomada doméstica, consegui um máximo de
42 km sem consumo de combustível
, usando o modo Pure. Já no modo Hybrid, com a gestão automática entre os dois motores, percorri
80 km com um consumo de 5 l/100 km
. A partir daí, e sem carga na bateria, é naturalmente sempre a subir… No entanto, é de referir o andamento sempre solícito desta Volvo V90 T6, e a forma segura como o faz, embora “só” até aos 180 km/h.
Interior
Sendo um automóvel familiar, os
560 litros de bagageira
da Volvo V90 T6 dispõem de inúmeras soluções práticas e úteis, ainda que a abertura automática da chapeleira não facilite o acesso a itens que estejam mais longe do portão de acesso, que tem abertura automática e sistema mãos livres. Atrás existem cortinas, cabides, saídas de climatização, ligações USB e ainda os bancos para crianças integrados.
Depois ainda existem pormenores que fazem a diferença na utilização diária. É o caso do cabo de carregamento. Para além de ter generoso comprimento, é dos mais práticos que encontramos, inclusivamente com um velcro que ajuda a ter sempre o cabo devidamente enrolado. O sistema de info-entretenimento, o mesmo que encontramos em todos os outros modelos do construtor como o XC40, só é operado através do ecrã tátil, posicionado na vertical como um tablet.